Projeto Ergonômico

A Norma Regulamentadora n° 17 (NR 17) estabelece padrões de conforto de iluminação , mobiliário , postos de trabalho e máquinas para os ambientes de trabalho. Ao projetar um novo ambiente, fundamental conceber em projeto de forma a garantir um ambiente de trabalho saúdável, seguro, confortável e de acordo com as Normas. A análise ergonômica, em projeto é chamada de Projeto Ergonômico ou Ergonomia de Concepção. 

A Ergonomia de Concepção, muitas vezes, supera em importância a Ergonomia de Correção. Isso porque ao planejar um posto de trabalho ou um setor, é possível garantir que eles já estejam adequados, minimizando o desconforto durante a execução das tarefas e prevenindo doenças ocupacionais. Além disso, a Ergonomia de Concepção, também conhecida como ergonomia de projeto, oferece uma relação custo-benefício mais favorável. 

 

É mais econômico planejar um ambiente de trabalho que não apresente riscos à saúde do que corrigi-lo posteriormente, realizando mudanças no layout, organização do sistema, mobiliário, entre outros. Corrigir um posto ou setor já existente significa reinvestir recursos financeiros em um local que já demandou investimentos em sua criação.

Portanto, se sua empresa está em processo de projetar algum posto de trabalho ou setor, é recomendável consultar um Ergonomista para auxiliar nessa etapa. Os benefícios serão percebidos a curto, médio e longo prazo.

AQUI ESTÃO ALGUMAS VANATAGENS:

– Identificação antecipada dos riscos associados ao setor;
– Planejamento para eliminar esses riscos;
– Prevenção de desconforto e doenças ocupacionais antes do início das atividades;
– Redução de despesas futuras com adaptações e melhorias após surgimento de queixas;
– Funcionários realizando suas tarefas com saúde, segurança, conforto e eficiência;
– Baixas ou nulas taxas de queixas e absenteísmo;
– Empresa com respaldo legal em ergonomia.

1. Ambiente de Escritório:

– Considera aspectos como o espaço físico, iluminação natural e artificial, mobiliário e equipamentos.

– Inclui elementos como layout, cadeiras ideais, mesas ideais, medidas específicas de cada item e suas regulagens, entre outros.

– Todas as especificações são embasadas em normas legais e conhecimento científico para eliminar riscos de doenças ocupacionais.

     2. Ambiente Industrial:

– Leva em conta o espaço físico, alturas de trabalho, necessidade de regulagens nos móveis, adaptação do mobiliário para diferentes estaturas, alturas ideais para armazenamento de carga, entre outros.

– Varia de acordo com o tipo de indústria e atividade desenvolvida, exigindo uma análise detalhada para atender às normas e eliminar riscos ocupacionais.

Invista no bem-estar e na produtividade de sua equipe com Projeto Ergonômico. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a promover um ambiente de trabalho ergonômico e seguro. Sua equipe merece o melhor!Parte superior do formulário